10 Dicas para se recuperar dos excessos das festas de fim de ano

Publicação: 31/12/2025
Release - Como se recuperar dos excessos do fim de ano_Banner

Nutrólogo reforça importância de retomar a rotina gradualmente e não se culpar pelos exageros

As festas de fim de ano são um momento de celebração e, nesse período, é comum exagerar um pouco na alimentação, na bebida e nas noites mal dormidas. Isso afeta a saúde, mas com constância e cuidado é possível se recuperar dos excessos.

Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, ressalta que esse momento não deve ser marcado por culpa e restrição. “O período pós-festas exige uma abordagem consciente e gentil para reequilibrar o corpo. A rotina de cuidado com a saúde deve ser retomada gradualmente e sem culpabilização por exageros, priorizando um cuidado que auxilie o corpo na eliminação de toxinas”, explica.

O especialista aponta 10 dicas que devem fazer parte dessa época e que podem ajudar a começar o ano de forma mais saudável.

1. Hidrate-se
O álcool e o excesso de sódio nas comidas podem desidratar o organismo, por isso, mantenha uma garrafa de água por perto o dia todo para garantir uma hidratação constante. “Chás de ervas como hortelã, camomila ou gengibre são alternativas para auxiliar na digestão. A água de coco é uma bebida natural e excelente para ajudar na reposição dos eletrólitos que podem ter sido perdidos durante os dias de excessos”, ressalta o nutrólogo.

2. Evite (ou reduza muito) processados, frituras e açúcar
Após um período de consumo mais elevado, é importante dar um descanso ao sistema digestivo, evitando ou diminuindo a ingestão desses alimentos.

3. Estabeleça uma rotina de sono
Para reajustar o seu ciclo, tente voltar a dormir e a acordar em horários consistentes e regulares, mantendo essa disciplina mesmo aos fins de semana.

4. Crie um ambiente relaxante
Para melhorar a qualidade do seu sono, evite a exposição a telas como celular e tablet por, pelo menos, uma hora antes de se deitar, e certifique-se de que o seu quarto esteja escuro e fresco.

5. Volte aos poucos aos exercícios
Não há necessidade de realizar um treino intenso logo no primeiro dia de retorno. “Atividades leves como uma caminhada, um alongamento suave ou a prática de yoga já são suficientes para auxiliar na melhoria da circulação sanguínea e no humor”, reforça o médico.

6. Tire um tempo para o autocuidado
Dedicar momentos para práticas como meditação, um banho relaxante ou a leitura de um livro pode ser importante para ajudar na redução dos níveis de estresse e da ansiedade que podem surgir no período pós-festas.

7. Tome um pouco de sol
A exposição solar moderada é benéfica, pois a vitamina D, que é sintetizada através dela, desempenha um papel importante na regulação do humor e no aumento dos níveis de energia. O ideal é tomar sol fora dos horários de pico, ou seja, antes das 10h ou após às 16h.

8. Dê uma pausa no consumo de bebidas alcoólicas
É aconselhável dar um período de descanso ao fígado para que ele possa se recuperar totalmente após o consumo de bebidas alcoólicas durante as festividades.

9. Cuidado com o excesso de cafeína
Embora a cafeína possa proporcionar um pico momentâneo de energia, o consumo em excesso pode, a longo prazo, prejudicar a qualidade do seu sono e até mesmo desencadear ou intensificar quadros de ansiedade.

10. Priorize alimentos frescos e grãos integrais
É importante buscar sempre consumir uma grande variedade de frutas, verduras e legumes nas refeições diárias, porque esses alimentos contribuem com vitaminas, minerais e fibras essenciais para a recuperação e o bom funcionamento do corpo.

“Opte também por alimentos como arroz integral, aveia e pães integrais, que fornecem energia de forma mais sustentada e lenta, e também contribuem significativamente para a melhoria do funcionamento intestinal”, finaliza.