Hospital São Camilo está habilitado para realizar transplantes musculoesqueléticos

Publicação: 07/07/2025
Artes Transplante Musculoesquético_Banner

Tecidos, ossos e cartilagens podem ser usados para reconstruções de quem sofre de lesões degenerativas, fraturas, tumores ósseos e outras condições  

Quando falamos em transplantes, o que vem à mente são órgãos como coração, fígado, rim ou córneas. Mas você sabia que também é possível transplantar tendões, ossos, meniscos, cartilagens? Esse tipo de procedimento é chamado de transplante musculoesquelético e podem representar uma verdadeira mudança na qualidade de vida de pacientes que enfrentam lesões ortopédicas graves, degenerativas ou pós-traumáticas ou tumorais  

A boa notícia é que a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo está habilitada a realizar esse tipo de transplante, também conhecido como aloenxerto. O sistema musculoesquelético tem como principais funções a sustentação, mobilidade e contribuir com movimentos.  
 

O que é o transplante musculoesquelético?  

Esse procedimento consiste na utilização de tecidos do sistema musculoesquelético, como ossos e tendões, geralmente provenientes de doadores falecidos com diagnóstico de morte encefálica. Após autorização da família e exames rigorosos, o processo de captação é iniciado por equipes especializadas.  

Um dos grandes diferenciais dos aloenxertos é que eles não causam rejeição, o que dispensa o uso de medicamentos imunossupressores. Além disso, os tecidos captados podem ser congelados e armazenados por meses, ampliando sua disponibilidade e uso.  
 

Onde esses tecidos são utilizados?  

Os enxertos musculoesqueléticos têm diversas aplicações em especialidades como Ortopedia, Odontologia, Cirurgia Plástica e Otorrinolaringologia, mas seu principal uso realmente são em lesões ortopédicas , especialmente indicados para:  

-Revisão de próteses (joelho, quadril, ombro);  
-Reconstruções após fraturas ou tumores ósseos;  
-Lesões multiligamentares;  
-Revisões ligamentares no joelho;  
-Transplante de tendões no ombro e quadril;  
-Substituições em lesões graves e complexas.  

Os tecidos são solicitados por cirurgiões credenciados pelo Sistema Nacional de Transplantes, conforme a necessidade clínica do paciente e a disponibilidade em estoque. No dia da cirurgia, um profissional do Banco de Tecidos acompanha todo o processo até a sala cirúrgica, garantindo a segurança e o correto preparo do enxerto.  

Reabilitação e resultados  

A recuperação varia conforme o tipo de cirurgia e a região tratada, mas costuma incluir fisioterapia e acompanhamento especializado. Os resultados são altamente positivos, com melhora da dor, recuperação funcional e ganho de mobilidade. Apesar dos benefícios, o transplante musculoesquelético ainda é pouco utilizado no Brasil. Um dos motivos é o número reduzido de bancos de tecidos e centros habilitados: atualmente, existem apenas seis bancos no país, sendo quatro em São Paulo.  

O São Camilo, que já possui alta complexidade em várias especialidades, agora passa também a ofertar com segurança e excelência mais esse transplante com especialistas de referência. Por isso, a habilitação da Rede de Hospitais São Camilo de SP representa um avanço importante, oferecendo aos pacientes uma alternativa segura e eficaz.n