Camilo de Lellis foi um italiano nascido em 1550, quando seus pais já estavam em idade avançada. Ficou órfão cedo e virou soldado, mas, antes de dedicar sua vida a Deus, entregou-se aos prazeres e vícios. Durante esse período, também teve uma ferida no pé que o acompanhou em toda a sua jornada.
Um dia, enquanto passava fome e frio, foi acolhido no convento dos Capuchinhos, local onde passou a trabalhar. Durante uma atividade externa, já em 2 de fevereiro de 1575, Camilo caiu do animal que o transportava e, diante desse fato e com profundo arrependimento, converteu-se a Deus.
Devido à ferida no pé, Camilo de Lellis não pôde permanecer no convento e, assim, seguiu seu caminho para o Hospital São Tiago, em Roma, onde passou a ajudar nos cuidados com os doentes, compreendendo a importante missão de Deus para ele: servir os enfermos como se fossem o próprio Cristo crucificado.
Em 1582, em Roma, foi fundada a Ordem dos Ministros dos Enfermos – Camilianos, por São Camilo de Lellis. Como grande missão, a instituição buscou se dedicar à cura dos enfermos, tendo em vista o amor de Deus para com o próximo, promovendo saúde e bem-estar ao ser humano. E, alguns séculos depois, essa história seria expandida para o Brasil.