As doenças tem alguma relação?
Leucemia e anemia são duas doenças relacionadas a distúrbios sanguíneos que exigem atenção e cuidado, bem como acompanhamento de um médico hematologista. Embora apresentem algumas semelhanças, essas enfermidades possuem causas, sintomas e tratamentos distintos.
O que acontece é que, normalmente, a anemia costuma ser um dos primeiros sintomas do paciente com leucemia, gerando, assim, uma ideia equivocada da evolução da doença.
Conscientização e Sintomas
Durante a campanha Junho Laranja, voltada para a conscientização sobre doenças hematológicas, é essencial conhecer os principais sintomas de leucemia e anemia.
Sintomas da Leucemia
Os primeiros sinais geralmente aparecem quando a medula óssea deixa de produzir células sanguíneas normais. Sintomas característicos das leucemias agudas incluem:
– Anemia;
– Fraqueza;
– Cansaço;
– Sangramentos nasais e nas gengivas.
Obs.: Já as leucemias crônicas de evolução lenta podem ser completamente assintomáticas.
Sintomas da Anemia
A anemia, por outro lado, ocorre quando não há glóbulos vermelhos suficientes no sangue para transportar oxigênio adequado aos tecidos do corpo. Seus sintomas comuns incluem:
– Palidez cutânea e nas mucosas
– Queda de pressão arterial;
– Cansaço;
– Falta de memória;
– Tonturas;
– Fraqueza;
– Dores musculares;
– Sonolência;
– Falta de ar ou respiração muito curta;
– Palpitação e taquicardia.
A Anemia e a Leucemia podem ser diagnosticadas pelo mesmo exame: o hemograma. A diferença é que, na leucemia, são necessários outros exames para confirmar realmente se existem células malignas circulando pelo corpo.