Atenção: Primeiros socorros com os olhos

Publicação: 24/06/2024
upload_5d0672d5f0e32e53bbd10cbb5f235060

Ninguém espera ser vítima de um acidente ocular. Mas, em uma emergência, você saberia como agir ou como ajudar adequadamente alguém que teve algum trauma na região dos olhos? 

Lesões oculares podem ter consequências sérias e permanentes, representando 85% dos casos de alterações irreversíveis na visão, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Portanto, é muito importante estar atento aos riscos e adotar medidas preventivas para proteger os olhos. 
 
Vejamos: 
Causas comuns de acidentes oculares 
Acidentes que envolvem os olhos geralmente ocorrem por desatenção, falta de percepção dos perigos ou pela ausência de medidas preventivas adequadas. É fundamental estar ciente dessas causas para evitá-las e, assim, proteger sua visão. 
 

  • Saiba o que fazer em cada caso: 
    Em caso de acidentes oculares, saber como agir rapidamente pode fazer toda a diferença. Aqui estão alguns passos essenciais: 
    – Não esfregar os olhos: Isso pode agravar a lesão. 
  • – Lavar com água corrente: Se houver contato com substâncias químicas, lavar os olhos com água abundante por pelo menos 15 minutos. 
  • – Proteger o olho afetado: Cobrir levemente com um pano limpo ou gaze, sem pressionar. 
  • – Buscar ajuda médica imediata: Consultar um oftalmologista o mais rápido possível. 
  •  

Não deixe de procurar um oftalmologista  
Sempre que ocorrer uma situação de traumatismo ocular com uma pessoa próxima, ou com você mesmo (a), busque ajuda médica. Além de saber como agir em emergências, é importante realizar consultas regulares com um oftalmologista. Isso ajuda na detecção de problemas e na manutenção da saúde ocular. 
 
Proteger a visão é proteger a qualidade de vida. Cuide dos seus olhos e saiba como agir em caso de emergências para evitar complicações.