A bronquite, especialmente em idosos, pode apresentar riscos consideráveis à saúde, devido à fragilidade do sistema respiratório e às possíveis condições pré-existentes comuns nessa faixa etária. Recentemente, o Papa Francisco foi internado em Roma por conta dessa condição, mas encontra-se estável, de acordo com o comunicado do Vaticano.
Um dos principais fatores de alerta é o agravamento de doenças crônicas preexistentes, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca e diabetes. Além disso, a maior vulnerabilidade a infecções é outra preocupação, como o envelhecimento tende a reduzir a eficiência do sistema imunológico, os idosos enfrentam maior risco de infecções virais ou bacterianas que podem agravar o quadro, podendo evoluir para complicações sérias, como pneumonia.
Outro risco é o de insuficiência respiratória em casos mais graves de bronquite, geralmente quando o tratamento não é realizado de forma adequada ou tempestiva. A inflamação persistente das vias aéreas compromete os níveis de oxigênio no sangue, colocando em risco a saúde.
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta especialistas preparados para diagnósticos e tratamentos de doenças relacionadas a bronquite em idosos e em outras faixas etárias.