Entenda as cores de classificação no Protocolo de Manchester

Publicação: 28/02/2024
upload_73881a1639cf7faf2573f0b67a54177e

O Protocolo de Manchester, ou Sistema de Triagem de Manchester – MTS, é um dos principais métodos de triagem e classificação de risco e gravidade de pacientes utilizados no mundo e foi adotado pelas redes de saúde de todo o Brasil em 2008.

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo utiliza o método em suas triagens visando classificar os atendimentos de urgência e emergência que necessitam de assistência imediata e hierarquizar o processo de acordo com a gravidade do paciente.

A classificação é baseada em cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, por meio das pulseiras coloridas que cada paciente recebe na triagem, onde a cor vermelha representa os casos mais graves e a azul, os mais leves. Torna um método visual de interpretação rápida, facilitando com que o atendimento seja sempre de maneira eficiente e segura.

Para realizar identificação pela nossa equipe, diversos fatores são levados em consideração como dor, sinais vitais, pressão, sintomas, entre outros.

             Pulseira vermelha
             EMERGÊNCIA – atendimento imediato (0 minutos)

             Pulseira laranja
             MUITO URGENTE – atendimento praticamente imediato (10 minutos)

             Pulseira amarela
             URGENTE – atendimento rápido, mas pode aguardar (60 minutos)

             Pulseira verde
             POUCO URGENTE – pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outros serviços de saúde (120 minutos)

             Pulseira azul
             NÃO URGENTE – pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outros serviços de saúde (240 minutos)

*O tempo máximo de espera dos prazos acima é dado a partir de sua classificação. Nos casos de menor urgência podem ocorrer atrasos no atendimento.


Exemplo:
João, 27 anos, entrou no Pronto-Socorro com sintomas de dor de cabeça e no corpo, febre e tosse, ele poderá receber a pulseira de cor verde ou azul. Claudia, 59 anos, apresenta desconforto na região peitoral, tontura e náusea, receberá a pulseira de cor vermelha.
Claudia será atendida antes de João, mesmo que tenha chegado ao hospital depois. Isso porque ela apresenta sintomas de infarto, correndo alto e grave risco de vida, diferente de João, que apresenta sintomas que possuem baixo risco de vida.

A classificação pelo Protocolo de Manchester é dada de acordo com a avaliação da gravidade das condições de saúde de cada paciente e os sintomas apresentados.