O Começo
A vinda dos primeiros Camilianos ao País remete à cidade italiana de Roma, ao final de junho de 1922, quando o Pe. Inocente Radrizzani e o Pe. Eugênio Dallagiacoma foram indicados para exercer uma importante função no distante Brasil: fundar a Colônia dos Filhos de São Camilo. Em São Paulo foi cedido pelo Arcebispo um terreno na Vila Pompeia contendo capela, uma escola primária e pequenas dependências.
Inauguração do
primeiro Hospital
Foi fundado o Consultório Médico São Camilo, no começo um pequeno centro de assistência à população carente da região, cujo atendimento era feito por médicos voluntários. Em 1929, ele regressou à Itália para assumir uma missão Provincial e voltou à Vila Pompeia em 1935, quando edificou a Policlínica São Camilo, com o apoio e a arrecadação de donativos pelas Damas de São Camilo, um grupo de mulheres da comunidade. Em 1941, deu início ao planejamento da construção de um hospital na Vila Pompeia, cujas obras começaram em 1946 e inaugurado em 1960, sendo o primeiro dos camilianos no Brasil e hoje referência em atendimento de qualidade em São Paulo.
Com muita dedicação e trabalho incansável, os dirigentes conciliaram a preservação dos valores caridosos e humanos de São Camilo de Lellis com a constante incorporação de avanços tecnológicos e científicos, tornando o agora Hospital São Camilo – Pompeia uma referência em atendimento em São Paulo.
Demais hospitais
O Hospital São Camilo Santana teve sua inauguração oficial no dia 3 de março de 1979. Projetado em 1956 para ser o hospital do Ministério da Aeronáutica, foi vendido à Prefeitura de São Paulo em 1974, transferido em comodato para a Sociedade Beneficente São Camilo três anos depois e em agosto de 2015 foi adquirido pela Sociedade.
Já o Hospital São Camilo Ipiranga foi inaugurado como Hospital Leão XIII em janeiro de 1948 pelo Círculo Social do Ipiranga e quando religiosos camilianos assumiram a entidade, em 19 de fevereiro de 2000, o hospital passou a integrar a Rede de São Paulo.
Atualmente
Atualmente, as três Unidades da Rede possuem mais de 750 leitos, cerca de 6 mil colaboradores assistenciais, administrativos e aproximadamente 7.900 médicos cadastrados. Os recursos provenientes permitem subsidiar vários hospitais administrados pela Sociedade Beneficente São Camilo distribuídos pelo país que oferecem atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
As Entidades Camilianas administram Hospitais, Centros Médicos, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Centros Universitários, Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) e Centros de Juventude (CJ), que estão distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.