Hospital São camilo Pompeia está habilitado para tratamento raro com tearapia genética inovadora: CAR-T- CELL

Publicação: 28/10/2025
post linkedin-CAR-T-CELL_Banner Blog

A Unidade Pompeia da Rede de Hospitais São Camilo SP está habilitada a realizar o tratamento com CAR – T – CELL, uma terapia rara de alta complexidade técnica na hematologia indicada em casos específicos de leucemias ou linfomas com recidiva, ou seja, quando há o reaparecimento da doença ou que não há resposta a tratamentos convencionais, como a quimioterapia.

O procedimento tem início com a coleta dos linfócitos T do paciente, que são células presentes no sistema imunológico que tem receptores que tentam combater o tumor ao identificá-lo, em um processo chamado de aférese, realizado em regime de internação em aproximadamente 4 horas. Após essa etapa, o material coletado é enviado ao exterior, onde as células serão geneticamente modificadas transformando-se em Célula Cart ou na medicação reconhecida como CAR – T CELL, que passar a reconhecer e potencialmente destroem as células tumorais de maneira mais eficaz. Esse processo tende a demorar até 4 semanas, posteriormente, é feita a reinfusão no paciente com o material.

A terapia CAR – T – CELL tem efeito alvo, o que ajuda no maior controle da doença, aumenta as taxas de resposta com possibilidade de períodos de sobrevida livre de tratamento e da progressão do quadro e menor custo para as operadoras de saúde. Sobre o tema, o Dr. Roberto Luiz da Silva, hematologista da Rede afirma: “A habilitação do Hospital São Camilo Pompéia para a realização da terapia com células CAR-T representa um avanço significativo no campo da terapia celular no Brasil. Este reconhecimento confirma o alto padrão técnico-assistencial da instituição e a capacidade de conduzir tratamentos de alta complexidade com segurança, qualidade e rigor científico. A implementação requer uma estrutura multidisciplinar altamente especializada, envolvendo integração entre equipes de hematologia, transplante de medula óssea, imunoterapia, biologia molecular, terapia intensiva e farmácia clínica. Dessa forma, o São Camilo Pompeia consolida como centro de referência nacional em terapias celulares avançadas, contribuindo para a ampliação do acesso dos pacientes brasileiros a tratamentos de última geração e fortalecendo o cenário científico e tecnológico da medicina de precisão no país.”