Hospital São Camilo Santana revitaliza UTI e expande em 25% número de leitos na Terapia Intensiva

Publicação: 04/02/2026
nova UTI - banner e story_Banner

Como parte de uma estratégia de ampliar o número de leitos para receber mais casos complexos, a Unidade Santana da Rede de Hospitais São Camilo de Paulo, revitalizou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e ampliou a capacidade em 25%, passando a ter agora 50 leitos para internação de pacientes críticos e/ou em estado grave.

Um dos grandes desafios foi adaptar a estrutura existente ao novo projeto arquitetônico voltado ao bem-estar do paciente que inclui novo modelo de climatização hospitalar e de réguas de gases medicinais, mobiliários, iluminação que usa tecnologia LED, sistemas inteligentes e ambientes revestidos com acabamentos mais acolhedores que sugerem uma menor sensação de ambiente assistencial e pensados para melhorar a experiência do paciente. 

“Além de garantir a conformidade regulatória, a nova disposição arquitetônica da UTI favorece um ambiente com posto de enfermagem e médico com visão panorâmica dos leitos, maior controle, eficiência e segurança do paciente”, destaca a gerente médica do hospital, Dra. Carolina Marcki.

 “O projeto conta com uma estrutura cuidadosamente planejada para aprimorar a experiência do paciente e fortalecer a segurança assistencial. Essa é mais uma entrega relevante do plano de revitalização das Unidades, que reforça o compromisso permanente com a excelência na oferta de serviços em saúde”, afirma o Diretor Executivo José Carlos de Oliveira.

Além da presença do Diretor Executivo, o retrofit entregue foi comemorado nesta semana ainda com a presença do Diretor Médico e de Práticas Assistenciais, Dr. Fernando Pompeu e as gerências da Unidade. O Padre Juliar Nava, assessor de infra e obras corporativas da superintendência, realizou uma bênção em toda a Unidade. Na oportunidade lideranças de diversas áreas que apoiaram diretamente o projeto.

Roberta Pastorelli., gerente administrativa da Unidade Santana, reforçou essa expansão e obra que trazem ganhos reais ao paciente com destaque aos leitos espaçosos e com mais privacidade. O time de obras, engenharia e arquitetura liderado pelo gerente executivo, Eduardo Stuchi, junto ao time assistencial liderado pela gerente de práticas assistenciais, Elizângela Hasman, acompanharam todo o planejamento e execução dessa transformação completa sem comprometer a operação contínua do hospital.