Neuromodulação

Neuromodulação

A fibromialgia é uma doença caracterizada pela dor no corpo, principalmente na musculatura. O diagnóstico, realizado por um médico reumatologista, é clínico e envolve ainda avaliação de outros sintomas como: cansaço, sono não reparador, alteração de memória e atenção e mudança no hábito intestinal. Pessoas que sofrem com essa enfermidade também lidam com a sensibilidade ao toque e variações de humor.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 50% dos pacientes com fibromialgia têm também depressão, isso ocorre em função das dores constantes com as quais precisam conviver. O tratamento da doença é feito com a utilização de medicamentos e terapias complementares e é aí que a neuromodulação pode ser uma opção neste contexto.

Com sessões de estimulação eletromagnética transcraniana, a neuromodulação age modificando a química cerebral. Ela promove a alteração ou bloqueio de algumas áreas predeterminadas do cérebro, nestes casos, ajudando nos sintomas da dor e da depressão associadas a fibromialgia. A Unidade Santana Rede de Hospitais São Camilo de SP disponibiliza esse tratamento para seus pacientes. Para realizá-lo é indispensável ter um encaminhamento médico ou de um profissional da área. Saiba mais pela nossa central de agendamento: (11) 3172-6800.

Tempo de casa

Tempo de casa

O tempo é um dos itens mais valiosos da vida humana. Empenhá-lo na missão de cuidar da vida é escolha de quem se propõe a atribuir sentido nobre à sua profissão. Esta semana, a Rede São Camilo homenageou os profissionais com tempo de casa entre 10 e 50 anos de dedicação ao compromisso incansável com a instituição, pautados pelos valores camilianos e que fazem a diferença na assistência e atendimento de excelência e humanidade.

O Tempo de Casa reuniu mais de 150 pessoas entre homenageados, colegas e lideranças e contou com a presença do superintendente, Padre Francisco Gomes, Diretor Executivo, José Carlos de Oliveira e do Diretor Médico, Dr. Fernando Pompeu, da Rede de Hospitais São Camilo de SP. O evento foi idealizado pelas áreas de Comunicação e Marketing e Relações Humanas.

“Esse reconhecimento não é somente sobre tempo, mas sobre valorização daqueles que se dedicam ao trabalho, que muitas vezes é onde passamos mais tempo para as entregas pensando nos valores camilianos e na missão de cuidar da vida. Ficamos felizes pela adesão e por ter feito sentido para os profissionais homenageados e agradecemos a todos por escolherem o São Camilo”, afirmou Padre Francisco Gomes, superintendente.

Dezembro Laranja – Pintas na pele

Dezembro Laranja – Pintas na pele

Você sabia que o câncer de pele é um dos tipos mais comuns no Brasil? Durante a campanha dezembro Laranja, é importante reforçar a necessidade de cuidar da saúde dermatológica e ficar atento a pintas e manchas que possam surgir.

As pintas, também conhecidas como nevos, são tumores benignos bastante comuns, especialmente em pessoas com pele clara, mas também podem aparecer em pessoas morenas. Embora a maioria não represente risco, é fundamental acompanhar qualquer mudança em sua aparência, pois algumas pintas podem evoluir para um câncer de pele, como o melanoma.

Todos devem realizar consultas anuais com um dermatologista para garantir a saúde da pele e detectar possíveis alterações precocemente.
Pensando nisso, preparamos algumas orientações essenciais sobre os cuidados necessários com a pele.

Na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, você encontra uma equipe de dermatologistas altamente qualificada e preparada para oferecer o melhor atendimento, seja para prevenção ou tratamento. Mantenha sua saúde em dia!

Dezembro Laranja

Dezembro Laranja

Anualmente, durante o último mês do ano, é realizada a campanha dezembro laranja, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de pele e a importância do diagnóstico precoce. A doença, que é considerada o tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em 3 tipos: carcinoma basocelular (CBC), carcinoma escamoso (CEC) e melanoma.

Quando diagnosticado em estágio inicial, as chances de cura são de 90%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento da enfermidade:
– Pessoas de pele clara, olhos claros, albinos ou sensíveis à ação dos raios solares;
– Histórico pessoal ou familiar deste câncer;
– Pessoas com doenças cutâneas prévias;
– Exposição prolongada e repetida ao sol;
– Exposição a câmeras de bronzeamento artificial.

O diagnóstico é feito por um médico dermatologista, por meio de exames clínicos. Em alguns casos, são necessários exames complementares, e a biopsia para confirmação. Ao longo das próximas semanas, a Rede de Hospitais São Camilo de SP irá compartilhar conteúdos referente ao tema, acompanhe. Não importa a estação, sua melhor escolha começa pela prevenção, use filtro solar!

Câmara Hiperbárica

Câmara Hiperbárica

O serviço de câmara hiperbárica é destinado ao tratamento de feridas de difícil cicatrização e também de queimaduras. As sessões de tratamento oferecem ao paciente maior oxigenação nutrindo as células com benefícios, como:
– Acelera a cicatrização;
– Melhora da oxigenação;
– Reduz inflamações;
– Estímulo ao crescimento de vasos sanguíneos;
– Combate a infecções.

A especialidade também trata outras patologias e indicações, confira. A Rede de Hospitais São Camilo SP oferece nas Unidades Pompeia e Santana esse tratamento. Para saber mais, fale com a nossa Central de atendimento pelo telefone: (11) 3172-6800.

Morfina

Morfina

A morfina é um analgésico da classe dos opioides indicada para o manejo de dores agudas, utilizada geralmente em pacientes de cuidados paliativos, em tratamento oncológico, no pós-operatório imediato e em casos de dores intensas como em infarto do miocárdio, dificuldade respiratória devido a insuficiência ventricular ou dor nos ossos.

Apesar de ser uma medicação extremamente eficaz e segura quando prescrita por um médico, como qualquer remédio há possíveis efeitos colaterais, em quadros mais graves pode levar ao vício. No Brasil, a dependência de opioides é alta. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), pelo menos quatro milhões de brasileiros já usaram algum medicamento dessa classe sem indicação médica.

Pelos riscos apresentados, a morfina costuma ser administrada em ambiente hospitalar, sob supervisão médica com apoio da equipe de enfermagem, que calcula individualmente a dose necessária e para pacientes específicos, quando outros tratamentos e medicações não atingem o resultado esperado.
Para qualquer indicação medicamentosa, procure atendimento médico.

Fim das gotinhas

Fim das gotinhas

Criado na década de 80, por Darlan Sousa, como logomarca para registrar o compromisso do Brasil com a erradicação da poliomielite, o Zé Gotinha permanece como símbolo nacional da imunização, presente em campanhas e na memória afetiva do brasileiro. Apesar da mudança no esquema vacinal da doença, o mascote continua como símbolo da importância de manter a carteira de vacinação em dia, especialmente das crianças.

Novembro Azul

Novembro Azul

Durante todo o mês é realizada a campanha de novembro azul, de combate ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum em números absolutos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerda de 75% dos casos no mundo ocorrem em homens a partir dos 65 anos e 1 em cada 8 desenvolverá a doença em algum momento da vida.
Por medo ou desconhecimento muitos homens preferem não falar sobre o assunto, entretanto, o compartilhamento de informações e o diagnóstico em fase inicial colaboram para um desfecho favorável. Assim como em outras enfermidades, a adoção de hábitos saudáveis e fatores genéticos são relevantes, mas neste caso, o avançar da idade é um item de atenção como elemento de risco.
A Rede de Hospitais São Camilo de SP reforça a importância do tema com sua campanha:” novembro azul: mês de combate ao câncer de próstata. Não fique na defensiva, acelere na prevenção. Procure um urologista e assuma a direção”.

Uso de cigarros eletrônicos no Brasil saltou impressionantes 600%

Uso de cigarros eletrônicos no Brasil saltou impressionantes 600%

Nos últimos seis anos, o uso de cigarros eletrônicos no Brasil saltou impressionantes 600%! Muitos consideram esses dispositivos uma alternativa segura ao tabagismo, mas a realidade é bem diferente. Estudos mostram que eles apresentam riscos graves para a saúde:

– Quase 3 Milhões de adultos no Brasil já são usuários de cigarros eletrônicos, de acordo com o Ipec.
– Esses dispositivos contêm substâncias químicas e nicotina que podem prejudicar sua saúde de maneira significativa.

Se você está pensando em começar ou já usa cigarros eletrônicos, é importante buscar orientação médica. Não deixe para depois!
Cuide de você e da sua saúde!