Premiação dos 100 Mais Influentes

Premiação dos 100 Mais Influentes

A 12ª edição da cerimônia de premiação dos 100 Mais Influentes da Saúde 2025, promovida pelo Grupo Mídia por meio do Ecossistema Healthcare, reconhece os profissionais e líderes que transformam o presente e constroem o futuro do setor com ética, inovação e excelência este ano de 2025.

Entre os homenageados deste ano, está o CIO (Chief Information Officer) da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Allef Hermerson, que integra o seleto grupo dos 100 Mais Influentes da Saúde e representa a busca pela inovação da gestão tecnológica em prol de uma saúde cada vez mais sustentável e centrada nas pessoas.

Um reconhecimento que reforça o compromisso da Rede São Camilo SP com a excelência, a inovação e o cuidado humano em todas as suas frentes. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo: usando a tecnologia para aproximar, simplificar e humanizar o cuidado.
Seguimos com propósito, construindo uma saúde mais conectada e feita de pessoas para pessoas”, destacou o executivo.

II Encontro de ESG

II Encontro de ESG

A Rede de Hospitais São Camilo de SP realizará o II Encontro ESG, com o tema “Compras Sustentáveis”.
O evento tem como objetivo promover discussões sobre práticas de responsabilidade socioambiental aplicadas à cadeia de suprimentos, destacando como a sustentabilidade pode ser incorporada de forma estratégica nas decisões de compra.

Data: 28 de novembro de 2025
Local: Hospital São Camilo Pompeia – Rua Barão do Bananal, 1111 – Pompeia
Clique aqui para se inscrever: https://lnkd.in/dd-K6Xm6

Participe deste encontro e contribua para a construção de um futuro mais sustentável na área da saúde.

Alerta de Golpe

Alerta de Golpe

Atenção: A Rede de Hospitais São Camilo de SP não entra em contato para oferecer cursos aos profissionais que estão participando de processos seletivos! Se você receber esse tipo de abordagem, desconfie!

Não compartilhe suas informações pessoais. Proteja-se contra tentativas de golpe!

Tratamento com CAR – T – CELL

Tratamento com CAR – T – CELL

A Unidade Pompeia da Rede de Hospitais São Camilo SP está habilitada a realizar o tratamento com CAR – T – CELL, uma terapia rara de alta complexidade técnica na hematologia indicada em casos específicos de leucemias ou linfomas com recidiva, ou seja, quando há o reaparecimento da doença ou que não há resposta a tratamentos convencionais, como a quimioterapia.

O procedimento tem início com a coleta dos linfócitos T do paciente, que são células presentes no sistema imunológico que tem receptores que tentam combater o tumor ao identificá-lo, em um processo chamado de aférese, realizado em regime de internação em aproximadamente 4 horas. Após essa etapa, o material coletado é enviado ao exterior, onde as células serão geneticamente modificadas transformando-se em Célula Cart ou na medicação reconhecida como CAR – T CELL, que passar a reconhecer e potencialmente destroem as células tumorais de maneira mais eficaz. Esse processo tende a demorar até 4 semanas, posteriormente, é feita a reinfusão no paciente com o material.

A terapia CAR – T – CELL tem efeito alvo, o que ajuda no maior controle da doença, aumenta as taxas de resposta com possibilidade de períodos de sobrevida livre de tratamento e da progressão do quadro e menor custo para as operadoras de saúde. Sobre o tema, o Dr. Roberto Luiz da Silva, hematologista da Rede afirma: “A habilitação do Hospital São Camilo Pompéia para a realização da terapia com células CAR-T representa um avanço significativo no campo da terapia celular no Brasil. Este reconhecimento confirma o alto padrão técnico-assistencial da instituição e a capacidade de conduzir tratamentos de alta complexidade com segurança, qualidade e rigor científico. A implementação requer uma estrutura multidisciplinar altamente especializada, envolvendo integração entre equipes de hematologia, transplante de medula óssea, imunoterapia, biologia molecular, terapia intensiva e farmácia clínica. Dessa forma, o São Camilo Pompeia consolida como centro de referência nacional em terapias celulares avançadas, contribuindo para a ampliação do acesso dos pacientes brasileiros a tratamentos de última geração e fortalecendo o cenário científico e tecnológico da medicina de precisão no país.”

41ª Conferência Internacional da ISQua

41ª Conferência Internacional da ISQua

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo participou de um dos maiores e mais prestigiados eventos mundiais sobre Qualidade e Segurança do Paciente, a 41ª Conferência Internacional da ISQua. O evento aconteceu entre os dias 12 a 15 de outubro em São Paulo e reuniu profissionais, pesquisadores e líderes área da saúde de vários países.

Organizada pela The International Society for Quality in Health Care (ISQua), em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Conferência é uma oportunidade para troca de experiências, compartilhar boas práticas e discussões sobre os principais avanços no setor.

O gerente médico da Unidade Pompeia, Dr. Rafael Amorim e gestores da Unidade Ipiranga, Monise Tedesco (gerente administrativa), Dra. Camila Barbosa (coordenadora médica), Leandro Domingos (gerente de práticas assistenciais) e a assistente das gerências, Amanda Moretti apresentaram o projeto: “Alta médica até às 10h: estratégia para aumentar a rotatividade de leitos e melhorar a eficiência hospitalar” que propõe uma estratégia prática e eficiente para otimizar o giro de leitos, melhorar a experiência dos pacientes e contribuir para a sustentabilidade hospitalar.

O Consultor de Informática em Saúde, Mario Batista, e Abgair Honore – Gerente Administrativa, Ana Paula Bancatelli – Coordenadora da Qualidade, Rafael Amorim – Gerente Médico, Leandro Pereira – Coordenador do Pronto-Socorro e Gerente de Enfermagem e
Marcelo Boeger – Consultor Externo, apresentaram os resultados de práticas implantadas na jornada do paciente no Pronto Socorro que reduziu o tempo de atendimento em 3 horas (passando de 6h para 3h) e com ganho na fidelização dos pacientes (NPS com resultados na Zona de Excelência).

A Conferência reforçou o compromisso com a inovação, a qualidade assistencial e a construção de um sistema de saúde mais eficiente e centrado no paciente.

62ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama

62ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama

A Rede de Hospitais São Camilo de SP marcou presença na 62ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, promovida pelo IBCC Oncologia e o Alvo Azul, reafirmando o compromisso com a conscientização, cuidado e apoio à luta contra o câncer de mama, a principal causa de morte por câncer entre as mulheres, mas que se detectado em fases iniciais tem mais de 90% de chances de cura.
Em parceria com o Centro Universitário São Camilo, o Hospital apoiou o evento numa tenda que ofereceu ações de bem-estar e massagem para os atletas corredores, distribuição de brindes e orientações de saúde para todos os participantes.

O evento, que integra a tradicional campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, tem como objetivo arrecadar recursos para o IBCC Oncologia, hospital filantrópico de referência no tratamento oncológico e que atende, em sua maioria, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde sua criação, a corrida já reuniu milhares de pessoas em uma jornada de solidariedade, prevenção e incentivo à prática esportiva, com percursos de 3,5 km (caminhada) e 5 km e 10 km (corrida).

hashtag#CâncerDeMama hashtag#Prevenção hashtag#OutubroRosa hashtag#SaoCamilo hashtag#Saude hashtag#CorridaECaminhada

Programa Atitude

Programa Atitude

Em setembro, a equipe do Programa Atitude da Rede de Hospitais São Camilo de SP realizou a ação “Filtre desafios e aqueça o que te fortalece”, uma dinâmica com os profissionais pautada pela analogia ao café que, após passar com a água quente pelo filtro, resulta em uma bebida que aquece e fornece energia.

Os colaboradores foram convidados pelas psicólogas da instituição, Renata Manho, Barbara Jesus e Barbara Viana, a pensar sobre os acontecimentos do dia a dia e refletir sobre como filtrar os sentimentos, separando o que é essencial para transformar desafios em combustível e seguir adiante focando no que realmente faz bem.

A ação foi organizada como forma de conscientização e reforço à campanha Setembro Amarelo pelos profissionais do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho, responsável pelo Programa Atitude que promove ações de bem-estar e cuidado com a saúde na Rede de Hospitais São Camilo.

Media training

Media training

Com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades no relacionamento com a imprensa, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo promoveu um Curso de Media Training, treinamento que desenvolve profissionais para aprimorar técnicas de comunicação, seja ela verbal ou não verbal para que sejam preparados para entrevistas mais seguras com a mídia. Além de diretores, participaram gerentes executivos, corporativos, gerentes de Unidade e médicos referência em especialidades. Foram 3 turmas que concluíram o curso que aconteceu na Faculdade Cásper Líbero e no auditório do Hospital São Camilo Pompeia.

A jornalista Renata Saraiva conduziu o módulo sobre técnicas de entrevistas e abordou como o jornalismo funciona, tipos de meios e mídias e o que não fazer em situações de crises de imagem. A dinâmica que consistiu em entrevistas gravadas não esperadas foi conduzida pela jornalista Carla Meneghini, considerando o perfil de cada porta-voz, bem como suas funções. O jornalista Ricardo Nóbrega abordou sobre Social Media Training e os desafios e oportunidades nas redes sociais.

O treinamento contempla observação de oratória, conteúdo, vícios, postura e estratégias para lidar com situações de crise ou exposição de marca negativa. “O Media Training é estratégico para toda empresa que tem a marca como um ativo importante por preparar empresas e pessoas para uma melhor resposta em situações de crises de imagem e por despertar nos participantes a oportunidade de potencializar sua comunicação com a imprensa. Focar em atuações que envolvem a análise do público, canal e linguagem adequada são estratégias fundamentais para divulgar o negócio em situações espontâneas e positivas, divulgar o próprio nome e a marca da instituição a partir de dicas e técnicas que realmente funcionam”, afirma a gerente corporativa de Comunicação e Marketing da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Lilian Cacau.

Evento : Dia do Idoso

Evento : Dia do Idoso

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o Hospital São Camilo Pompeia preparou ações especiais para valorizar o bem-estar, a saúde e o autocuidado de seus pacientes com mais de 60 anos. Essas iniciativas fazem parte do compromisso da unidade, que conta com o Pronto-Socorro 60+ e recebeu o selo do idoso, reconhecimento do cuidado humanizado e especializado oferecido aos pacientes da terceira idade.

Dentro dessa programação, no dia 03 de outubro, será realizado um bate-papo especial sobre saúde do idoso, com dicas de alimentação, atividade física e autocuidado. O encontro contará com a participação da influenciadora digital Cleusa Uenaka, que trará experiências práticas de bem-estar, e do Dr. Fábio Bittencourt, médico geriatra do Hospital São Camilo Pompeia, que compartilhará orientações médicas e responderá dúvidas sobre envelhecimento saudável.

O evento será realizado no auditório do Hospital São Camilo Pompeia, das 10h às 11h30. Clique no link para se inscrever: https://lnkd.in/d-haktWy

Implantação do marcapasso

Implantação do marcapasso

Na semana passada, a equipe de Cardiologia da Unidade Santana da Rede São Camilo de São Paulo, chefiada pelo Dr. Daniel Marotta, realizou a primeira cirurgia de implantação do marcapasso Micra MCTVR01, o menor do mundo.

Com apenas 20 mm de comprimento e menos de 2 g de peso, o dispositivo possibilita um procedimento minimamente invasivo, oferecendo recuperação mais rápida, menor risco de infecção grave e melhora significativa da qualidade de vida. No Brasil, até o momento, foram realizados cerca de 150 implantes deste modelo.

O paciente submetido ao procedimento tinha 95 anos, portador de síndrome bradi-taqui, e teve indicação para o uso do dispositivo pelos benefícios exclusivos que ele proporciona.

O sucesso da cirurgia foi possível graças à integração entre as equipes: a Cardiologia (coordenação do Dr. Daniel Marotta, com os líderes Dr. João Piccirilo e Dr. Diego Anjos) e a Cirurgia Cardíaca (Prof. Paulo Pego e Dr. Thiago Silveira), que atuaram lado a lado em todas as etapas do procedimento.

Com o envelhecimento populacional, os marcapassos têm se tornado cada vez mais frequentes. Segundo o Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, cerca de 300 mil brasileiros utilizam atualmente o dispositivo.

Esse procedimento reforça o compromisso da Rede São Camilo em ser referência em medicina baseada em valor e na excelência em cardiologia.