De acordo com o Ministério da Saúde, a Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de condições neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo. Neste ano, o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, lembrado em 06 de outubro, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo lembra a importância de respeito à diversidade e a luta por direitos, acessos e oportunidades para as pessoas com paralisia cerebral. Atualmente mais de 17 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com essa condição e cerca de 350 milhões estão diretamente conectadas a uma criança ou adulto.
A Paralisia Cerebral é caracterizada por um distúrbio da postura e dos movimentos causados por complicações que podem ocorrer no desenvolvimento do cérebro do bebê durante a gestação, antes ou após o parto.
A data foi proposta pela World Cerebral Palsy Initiative e visa sensibilizar a população sobre essa condição. A vacina contra poliomielite é a única forma de prevenir a chamada paralisia infantil, nos casos graves em que acontecem as paralisias musculares os membros inferiores são os mais atingidos.
O diagnóstico é feito por meio de:
– Avaliação clínica;
– Exames de imagem;
– Testes de desenvolvimento.
Suporte ao paciente:
– Terapia física;
– Terapia ocupacional;
– Fonoaudiologia;
– Suporte psicológico.
Buscar a orientação de um especialista é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de todos os que convivem, direta ou indiretamente, com a paralisia.