Nesta segunda-feira, 09, a QGA – Quality Global Alliance oficializou a entrega da Recertificação Qmentum Nível diamante para a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. As 3 placas, destinadas às Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga foram entregues pelo CEO e fundador do QGA, Rubens Covello, para a diretoria e superintendências camilianas. No auditório da Unidade Pompeia centenas de profissionais acompanharam a Reacreditação Internacional nível Diamante pela Qmentum, a mais alta para o programa de qualidade e segurança de serviços de saúde.
Estiveram presentes o Provincial das Entidades Camilianas, Padre Mateus Locatelli, superintendente da Sede, Padre Justino Scatolin, Superintentende da Rede São Camilo São Paulo, Padre Mauricio Gris, assessor de infraestrutura, Padre Juliar Nava, o Diretor Executivo da Rede, José Carlos de Oliveira e o Diretor Médico e de Práticas Assistenciais, Dr. Fernando Pompeu. A Gerente de Qualidade e Projetos, Carol Saito conduziu a cerimônia de comemoração pela Acreditação 3 anos depois de se tornar a primeira Rede certificada do Brasil.
“Este é um reconhecimento que reforça o compromisso de todos os profissionais do Hospital São Camilo Pompeia, Santana e Ipiranga com a qualidade, a segurança do paciente e a excelência no cuidado. 2025 foi um ano de muitas conquistas, em que fomos reconhecidos em pesquisa com a população e eleitos entre os melhores hospitais de São Paulo, concluímos mais um ciclo do planejamento estratégico e agora caminhamos para manter nossa qualidade de excelência, a confiança de nossos pacientes e a nossa imagem”, afirma o superintendente da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Padre Mauricio Gris.
Rubens Covello relembrou a boa relação existente entre a QGA, equipe de auditorias e o Hospital na trajetória de acreditações, afinal, desde 2002 que São Camilo figura com certificações de Qualidade. O foco das instituições que possuem o selo Qmentum nível diamante é o cuidado centrado e a segurança do paciente seguindo padrões mundiais de excelência em segurança. Para obter a certificação é necessário seguir um processo rigoroso, que tem a participação de especialistas, pacientes e prestadores de serviços de saúde. Padre Mateus Locatelli reforçou a importância da dedicação de cada colaborador nesse cuidado lembrando os ensinamentos de São Camilo de Lellis de “colocar mais coração nas mãos”.
Entre as áreas de destaque avaliadas durante a visita de certificação estão: Estrutura de comunicação e estratégias, atendimento personalizado ao idoso, reconhecimento externo, automatização de processos, sustentabilidade organizacional e engajamento multiprofissional. “A reacreditação vai muito além de um selo de qualidade por refletir a maturidade da nossa instituição, é o resultado do engajamento das equipes, colaboradores e do corpo clínico, além da consolidação de uma cultura voltada à melhoria contínua e à segurança do paciente”, completou o Diretor Executivo, José Carlos de Oliveira.
