Quais atividades físicas são indicadas para cada faixa etária?

Publicação: 05/04/2024
upload_4b88602ef4e5883f975524b843ff99bd

A prática de exercícios físicos com regularidade e de forma adequada traz benefícios tanto para a saúde física como para a mental, além de auxiliar na redução de risco do desenvolvimento de muitas doenças, como a hipertensão, diabetes, doença coronariana e cerebrovascular, na melhora da saúde óssea, além diminuir a possibilidade do desenvolvimento de cânceres como o de mama, intestino, estômago e cólon.

Com um dia a dia corrido e, entre trabalho e família, mesmo sabendo da importância da atividade física, muitas vezes esquecemos de separar alguns minutos para nos exercitarmos. Isso mostra que nos tornamos cada vez mais sedentários, apesar de toda informação que obtemos na internet e também em redes sociais. Por isso é importante que desde criança se crie o costume de praticar atividades como esportes, ginásticas, entre outros.

Se você tem dúvidas quanto às atividades a serem realizadas seja para você, seus filhos, pais ou netos, confira abaixo as nossas dicas de atividades de acordo com as faixas etárias e lembre-se: nunca é tarde para começar a se exercitar!

Crianças 

(de 0 a 5 anos)

Até 1 ano: pelo menos 30 minutos ao dia de brincadeiras ou jogos que envolvam atividades que a deixe de barriga para baixo e que estimule a segurar, empurrar, engatinhar, rolar, engatinhar e se equilibrar.
1 a 2 anos: realize atividades como se equilibrar nos dois pés ou em um pé, girar, rastejar, andar, correr, escalar segurar, entre outras por ao menos 3 horas por dia.
3 a 5 anos: caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos, entre outras por no mínimo, 1 hora. A criança nessa idade pode começar a realizar atividades como natação, ginástica, lutas, danças e esportes.

             Benefícios da atividade física para crianças:
              – Auxilia na coordenação motora e diminui o risco de obesidade infantil;
              – Melhora a qualidade do sono, funções cognitivas e a prontidão para o aprendizado;
              – Ajuda na integração e no desenvolvimento de habilidades psicossociais;
              – Contribui para o crescimento saudável de músculos e ossos.


Jovens e Adolescentes

(de 6 a 17 anos)

Essa idade é ideal a prática de atividades diárias por no mínimo 60 minutos, mas é importante separar os tipos de atividades a serem realizadas durante a semana, mas tire pelo menos 3 dias para praticar o fortalecimento dos músculos e ossos.

Atividades como ginástica, correr, dançar, nadar, empinar pipa, surfar, jogar bola, pedalar, andar de skate, patins e patinete.

             Benefícios da atividade física para jovens e adolescentes:
              – Ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras;
              – Melhora habilidades de se socializar e no desempenho escolar;
              – Reduz o risco do desenvolvimento de obesidade infantil.

Adultos

(de 18 a 64 anos)

Pratique atividades moderadas por pelo menos 150 minutos por semana ou, se preferir, 75 minutos de atividades vigorosas.
            Atividades Moderadas: caminhar, pedalar, ginástica, hidroginástica, yoga, entre outros.
            Atividades Vigorosas: jogar bola, corrida, musculação, artes marciais, exercícios com sobrecarga externa ou do peso do corpo, entre outros.

             Benefícios da atividade física para adultos:
              – Previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como pressão alta, diabetes, doenças do coração e alguns tipos de cânceres;
              – Ajuda no controle de peso;
              – Pode ajudar na redução dos sintomas da asma.

Idosos

(acima de 65 anos)

Assim como os adultos, é indicado também a prática de 150 minutos de atividades por semana, porém com foco maior no fortalecimento dos músculos das costas, abdômen, braços e pernas.

Exercícios de equilíbrio devem ser realizadas de 2 a 3 vezes por semana e em dias alternados, para melhorar a capacidade de fazer as atividades do dia a dia e também prevenir quedas.

Atividades como caminhada, musculação, hidroginástica, funcional, pilates, yoga, alongamento, dança, jardinagem, bocha, sinuca, peteca, badminton, tênis de mesa e de campo, são indicadas para essa faixa etária.

             Benefícios da atividade física para idosos:
              – Aumenta a sua energia e disposição;
              – Melhora a capacidade de movimento e fortalece os músculos e ossos;
              – Reduz as suas dores nas articulações e nas costas;
              – Melhora a postura, equilíbrio e reduz o risco de quedas e lesões;
              – Ajuda no controle da pressão alta e na redução do colesterol e o diabetes;
              – Auxilia a melhorar a circulação;
              – Melhora a memória, atenção, concentração e raciocínio.

Os exercícios físicos além de ajudar a controlar seu peso, também contribuem na melhora da sua qualidade do sono e diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse.