Minuto com o especialista

Minuto com o especialista

Nesta edição do quadro Minuto com Especialista, o Dr. Fábio Sakae, ginecologista chefe da Rede de Hospitais São Camilo de SP, responde a alguns questionamentos sobre a endometriose. Considerada uma das principais condições responsáveis pela infertilidade em mulheres em idade reprodutiva, a doença não tem cura, mas com tratamento adequado é possível ter controle e melhorar a qualidade de vida das pacientes.

O médico alerta para os principais sintomas, o que fazer logo após a confirmação do diagnóstico e explica quando é necessário recorrer à cirurgia. Assista o vídeo para ter acesso ao conteúdo completo e, caso identifique alguma semelhança com o que sente, agende uma consulta com um dos nossos especialistas pelo telefone (11) 3172-6800. Aqui, na Rede de Hospitais São Camilo de SP estamos prontos para te acompanhar e orientar em todas as etapas, do diagnóstico ao tratamento, sempre com você.

Pacote de check-up

Pacote de check-up

O Hospital São Camilo Pompeia conta com valores especiais para o pacote de Check-up particular. Nele você realiza consulta com cardiologista, exames laboratoriais e de imagens segundo indicações clínicas para sua faixa etária e já agenda a consulta de retorno para avaliar a necessidade de uma nova consulta com outros especialistas. Somos mais de 8 mil médicos e mais de 65 especialidades.
Consulte nossos pacotes para homens e mulheres a partir dos 18 anos. Ligue: (11) 3172-6800.

II Congresso de Feridas

II Congresso de Feridas

Nesta terça-feira, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo SP marcou presença no II Congresso de Feridas com a palestra “Telemedicina e monitoramento remoto no cuidado do pé diabético”, ministrada pelo Dr. Raphael Sanches Veloso, médico endocrinologista no Hospital São Camilo Pompeia.

Durante a apresentação, o especialista destacou como a combinação entre telemedicina e tecnologias de monitoramento remoto tem contribuído para o diagnóstico precoce de lesões, o acompanhamento contínuo de pacientes e a prevenção de amputações — uma das complicações mais graves associadas ao pé diabético.

Com base em evidências científicas recentes, Dr. Raphael ressaltou que a avaliação remota de sinais como temperatura, umidade e integridade da pele, por meio de dispositivos conectados, permite intervenções mais rápidas e eficazes. Além disso, o uso da telemedicina facilita o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares e amplia o acesso ao cuidado especializado, especialmente em regiões com menor cobertura médica.

PS 60+

PS 60+

O PS 60+, localizado na Unidade Pompeia, é um espaço exclusivo dedicado ao atendimento de urgências e emergências para pacientes de 60 anos ou mais. Com recepção e sala de espera reservados, o serviço conta com profissionais treinados e preparados para o acompanhamento das necessidades específicas deste público, que é acolhido por um concierge.

Hoje, acompanhamos a jornada da paciente Jurema Lima, de 88 anos, que precisou realizar uma consulta no espaço. Ela já frequenta o PS 60+ sempre que necessário e gosta da personalização e da atenção oferecidas, que tornam sua experiência mais tranquila.

Rede de Hospitais São Camilo SP, sempre pronta para cuidar de você em todas as etapas, do diagnóstico ao tratamento.

3 níveis de autismo

3 níveis de autismo

Você sabia que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta de formas diferentes em cada pessoa? Compreender os níveis de suporte é essencial para oferecer o tratamento adequado e personalizado. Esses níveis ajudam a identificar as necessidades específicas de cada indivíduo, promovendo uma intervenção mais eficaz.
O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação clínica detalhada, incluindo observações, entrevistas com familiares e testes. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de intervenção.
O acompanhamento multidisciplinar também é fundamental. Contar com uma equipe de profissionais, como psicólogos, terapeutas e médicos, contribui para o desenvolvimento social e emocional. Além disso, o apoio à família desempenha um papel fundamental, fornecendo estratégias para enfrentar desafios diários e promovendo uma melhor comunicação e socialização.
Lembrando que cada autista tem necessidades únicas, independente do nível de suporte indicado no diagnóstico. Inclusão e respeito devem ser prioridade.

Semana da Fisioterapia em Foco

Semana da Fisioterapia em Foco

Nos dias 9, 10 e 11 de abril, a Rede de Hospitais São Camilo SP promoveu a Semana da Fisioterapia em Foco, um evento que reuniu profissionais da saúde, estagiários de fisioterapia e colaboradores de diferentes áreas em torno de um objetivo comum: o fortalecimento da prática fisioterapêutica no ambiente hospitalar.

Durante os três dias de evento, foram abordados temas essenciais como o papel da fisioterapia na reabilitação física e motora pensando na qualidade de vida como foco, a importância da gestão eficiente nos serviços de saúde, a atuação baseada em valor, além de reflexões sobre o futuro da oxigenoterapia e o desenvolvimento de soft skills no ambiente de trabalho.

A programação proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e inspiração para os desafios do cuidado centrado no paciente. “Foi um encontro importante para o desenvolvimento técnico e humano e que contribuiu para a excelência assistencial e o aprimoramento contínuo das práticas em saúde”, afirma o coordenador de Fisioterapia, Luís Gomes.

Abril Azul

Abril Azul

Anualmente, durante este mês, é divulgada a campanha de conscientização sobre o autismo, popularmente conhecida como abril azul. Essa iniciativa global tem como principal objetivo informar e mitigar o preconceito em torno do diagnóstico, de forma a promover cada vez mais a inclusão e o respeito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 700 milhões de pessoas no mundo tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e lidam, em níveis diferentes, com desafios diários. O TEA é um transtorno neurológico caracterizado por alterações do comportamento social, comunicação e linguagem que variam em grau e gravidade. O diagnóstico geralmente é feito na infância, de acordo com sinais e comportamentos apresentados como dificuldade de interação social e/ou na comunicação, comportamentos repetitivos ou metódicos e desenvolvimento motor atrasado.

A Rede de Hospitais São Camilo de SP acredita na promoção de uma sociedade pautada no respeito e na valorização das diversidades, por isso, ao longo deste mês você poderá conferir em nossas redes sociais conteúdos sobre o autismo.

O preconceito restringe qualquer talento. Mais empatia, mais conhecimento.

Labirintite e Tontura

Labirintite e Tontura

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 30% da população mundial já experimentou ou sofre de episódios de tontura. Embora não seja uma doença em si, mas um sintoma, a tontura é um fator significativo que requer atenção e avaliação médica para identificar a causa subjacente. Entre as principais condições que podem provocá-la está a conhecida “labirintite”, um termo genérico utilizado para se referir às doenças do labirinto.

“O labirinto é essencial para a manutenção do equilíbrio. Ele está localizado no ouvido interno e conecta-se a várias partes do corpo por meio de reflexos que ajudam a manter a postura e o equilíbrio, de forma que as doenças que o afetam podem causar tontura e inclusive levar a quedas, resultando em muitas consequências negativas para a vida dos pacientes”, explica a otorrinolaringologista, Dra. Bruna Okada. A médica é responsável por implementar e realizar o exame de teste do impulso cefálico, conhecido como V-HIT (Video Head Impulse Test), na Unidade Santana da Rede de Hospitais São Camilo. Este é um dos principais e mais completos exames para avaliar o funcionamento do labirinto.

O V-HIT é indicado para pacientes com queixas de tontura. De maneira ágil e indolor, a avaliação é realizada com óculos especiais que captam e analisam os reflexos dos olhos desencadeados pelo labirinto enquanto a cabeça é movimentada rapidamente. O resultado é preciso e auxilia no diagnóstico das doenças do labirinto e na definição do tratamento correto.

Para agendar este exame na Unidade Santana, ligue para 3172-6800, é indispensável ter o pedido médico.

I Encontro de Sensibilização sobre o Autismo

I Encontro de Sensibilização sobre o Autismo

Nesta quarta-feira, a Rede de Hospitais São Camilo SP realizou o I Encontro de Sensibilização sobre o Autismo, um evento especial em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

A abertura oficial foi conduzida por Fernanda Martins, gerente executiva de práticas assistenciais. O evento contou com o relato emocionante de Yelma Jacob, supervisora de enfermagem, que compartilhou sua experiência com o autismo “Vivendo com o Autismo”.

Além disso, uma mesa-redonda trouxe diferentes perspectivas sobre o tema, reunindo Regina Aleixo, gerente de práticas assistenciais da Unidade Pompeia, Sheila Patrícia Santos, assistente social, e a psicóloga Natália Reis. Juntas, elas promoveram um debate essencial sobre os desafios e a importância da conscientização sobre o autismo no ambiente hospitalar e na sociedade.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem prestada aos colaboradores do hospital que têm filhos com autismo, reconhecendo suas jornadas e reforçando a importância do acolhimento e do apoio no ambiente de trabalho.

A iniciativa reforça o compromisso da Rede de Hospitais São Camilo em fomentar discussões e ampliar o conhecimento sobre temas fundamentais para a inclusão e a conscientização.

Otimização Perioperatória

Otimização Perioperatória

ocê sabia que na Unidade Santana, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, em alguns casos é possível passar por cirurgias dentro do protocolo de otimização perioperatória com tecnologia de realidade aumentada? O ortopedista, Dr. Marcos Suehara, realizou um procedimento de artroplastia de joelho utilizando o pixee, uma espécie de óculos acoplado à cabeça do cirurgião com câmera frontal que mostra em tempo real todos os parâmetros da cirurgia com captação de dados da morfologia do joelho sem precisar de radiografias ou tomografias.

Esse procedimento é indicado quando o paciente já realizou todos os tratamentos convencionais sem melhora da dor intensa, dos inchaços, deformidades e quando há limitação de suas atividades sem resultados. O cirurgião se beneficia de uma tecnologia que tem o único sistema com registro no Brasil para programação e execução da prótese de joelho.

Esse procedimento é realizado na linha de otimização perioperatória do Hospital São Camilo Santana, que envolve cuidados médicos para melhorar os resultados cirúrgicos e a experiência do paciente com recuperação e altas mais ágeis e seguras. Além da artroplastia de joelho, a otimização perioperatória contempla algumas especialidades como a cirurgia bariátrica, de colorretal, artroplastia de quadril e de tórax.

O paciente inserido nesse protocolo recebe também assistência do enfermeiro navegador que tem como diferencial o acompanhamento completo de sua jornada. Reconhecida no Brasil e no mundo, a navegação na otimização contribui para a continuidade da assistência, reduzindo o tempo até diagnósticos, tratamentos e condutas essenciais.