A Cirurgia Robótica é um procedimento minimamente invasivo que permite a realização de alguns procedimentos por meio de cirurgiões-robôs, garantindo maior precisão e segurança durante a operação.
Já foram realizadas mais de 30 mil cirurgias robóticas no Brasil. Atualmente cerca de 1.200 cirurgiões são certificados para realizar esse tipo de método no país. A Cirurgia Robótica pode ser usada em diversas especialidades como Ginecologia, Urologia, Cirurgia Geral, Bariátrica, Colorretal, Torácica, Cabeça e Pescoço. Nos Estados Unidos, cerca de 90% dos procedimentos cirúrgicos para tratar câncer de próstata já são realizados por meio da Cirurgia Robótica.
Servindo como uma extensão dos olhos e das mãos do cirurgião, o robô possui câmeras de alta definição e pinças capazes de realizar movimentos milimétricos precisos e delicados. Dessa forma, as cirurgias robóticas são mais seguras e permitem uma recuperação mais rápida, minimizando o risco de complicações.
Ou seja: o robô é controlado por uma equipe médica e multidisciplinar especializada e certificada para garantir o melhor resultado e recuperação pós-cirúrgica. Todo movimento do robô é comandando pelo cirúrgico, mesclando técnicas tradicionais com o uso de instrumentos com tecnologia avançada e uma visão 3D de alta definição. Enquanto na cirurgia convencional, pacientes precisam de 7 a 8 dias internados, na cirurgia robótica a alta do procedimento pode acontecer em apenas 1 a 2 dias e o paciente tem menor necessidade de transfusão sanguínea ou de UTI. Tudo isso assegura mais bem-estar e conforto.
As cirurgias mais comuns para essa modalidade são retirada de apêndice, vesícula, retirada de câncer de próstata e doenças relacionadas ao aparelho reprodutor feminino, além da cirurgia bariátrica.
Principais cirurgias realizadas na Cirurgia Robótica:
• Ginecologia
· Histerectomia: Retirada do útero.
· Miomectomia: Retirada de miomas uterinos.
· Endometriose: Tratamento de afecção inflamatória provocada por células do endométrio
• Urologia
· Prostatectomia: Retirada total ou de parte da próstata.
· Nefrectomia: Retirada total ou parcial do rim.
• Cirurgia Geral
· Reparo de Hérnia
• Cirurgia Oncológica
· Cirurgia para Neoplasias
• Bariátrica
· Bypass Gástrico: Reduz o estômago e redireciona parte do sistema digestivo. · Gastrectomia Sleeve: Reduz o estômago deixando-o na forma de um tubo com menor capacidade de armazenar alimentos.
· Cirurgia Bariátrica Revisional.
• Colorretal
· Colectomia: Remoção total ou de parte do cólon.
· Ressecção Anterior Baixa: Remoção de parte do reto
• Torácica
· Lobectomia: Retirada de um lobo pulmonar inteiro.
· Pneumectomia: Retirada de um pulmão
Cirurgia Robótica no Hospital São Camilo
O Hospital São Camilo Pompeia adquiriu o robô de última geração Da Vinci XI em 2019 e o equipamento já assistiu nossos cirurgiões em mais de 800 procedimentos. A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com estrutura completa para realização de cirurgias em diversas especialidades e diferentes níveis de complexidade.
Nossas equipes são altamente qualificadas e seguem fluxos e protocolos nacionais e internacionais para garantir a segurança e o melhor desfecho clínico no processo pré e pós-operatório de nossos pacientes.
O Hospital São Camilo disponibiliza através da Central do Paciente um serviço de auto atendimento em marcação de consultas, atendendo com médicos através de consultas presenciais em nossas unidades.
Caso você tenha interesse em fazer suas marcações por telefone, ligue para a nossa Central: (11) 3172-6800

Ipiranga | Pompeia | Santana |
---|---|---|
✅ |