Oncologista tem publicação na Revista Nature, referência mundial em publicações científicas
O desempenho e a robustez de um teste sanguíneo de baixo custo baseado em IA (OncoSeek) para detecção de múltiplos tipos de câncer foi avaliado em estudo e publicado essa semana em periódico de referência internacional no meio científico, a npj Precision Oncology, do grupo Nature. A co-autoria é do Chefe de Oncologia da Rede de Hospitais São Camilo de SP, Dr. Raphael Brandão, que junto a outros colegas especialistas que incluíram quatro grupos adicionais de pacientes para avaliação.
De acordo com a Global Cancer Observatory (GCO), 20 milhões de novos casos de câncer e 9,7 milhões de mortes foram registradas em 2022. O artigo aborda o fato de os óbitos relacionados ao câncer ainda constituírem um desafio de saúde global e um dos fatores preponderantes elencados é a agilidade no acesso ao tratamento, atrasos no diagnóstico que podem aumentar custos e reduzir as chances dos pacientes, afirmam os autores.
Os testes realizados com a Oncoseek, demonstrados no estudo, revelam a robustez e a eficácia do método, que apresentou área sob a curva (AUC) de 0,829, com sensibilidade de 58,4% e especificidade de 92,0%, e é capaz de detectar precocemente até 14 tipos diferentes de câncer.
O estudo envolveu 15.122 participantes em sete centros de pesquisa de três países (China, Estados Unidos e Brasil).
Segundo o Dr. Raphael Brandão, coautor do estudo: “Participar de um trabalho publicado na Nature é um marco importante para a oncologia brasileira. Esse estudo mostra que é possível unir ciência de ponta, inteligência artificial e acessibilidade em um teste de sangue que pode transformar a forma como detectamos o câncer no mundo, especialmente em países com menos recursos.”
O artigo tem é intitulado como: “A large-scale, multi-centre validation study of an AI-empowered blood-based test for multi-cancer early detection”.
